Caarj renova linhas de crédito para a advocacia
O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, renovou no início da tarde desta sexta-feira (09) a linha de crédito junto ao Sicoob Unisudeste para aquisição de equipamentos de informática (notebook, desktop, smartwatch, scanners, smartphones e impressoras), em condições especiais, e também a linha de crédito especial para que advogados e advogadas com deficiência possam comprar os equipamentos necessários para seu trabalho e bem-estar.
“Obtivemos no início da pandemia esta linha de crédito imaginando que em setembro o quadro já estaria melhor, mas não é o que vemos. A crise sanitária ainda não foi embora e entendemos que havia a necessidade de prorrogar esta parceria porque ainda há a necessidade do isolamento social e muita gente precisa comprar um celular melhor, um computador mais adequado para trabalhar. O Sicoob também entendeu desta forma e, assim, estendemos a linha de crédito até dezembro” explicou o presidente Ricardo Menezes.
Confira abaixo as condições para conseguir o crédito:
- Taxas de 1,20% a.m., com parcelas pré-fixadas.
- Prazo para pagamento de até 24 meses.
- Vencimento da 1 ª parcela em até 90 dias após a liberação.
Para aprovação da linha de crédito, é necessário respeitar os seguintes pré-requisitos:
- O valor mínimo para o financiamento é de R$ 1.200,00.
- A Nota Fiscal de compra deverá ser apresentada no ato da assinatura do contrato, com data posterior a 01/05/2020, constando nome e CPF do cooperado do financiamento.
- Ser cooperativado e ter conta corrente no Sicoob Unisudeste ou se filiar e abrir conta após a pré-analise do financiamento.
- Solicitações de financiamento deverão ser por e-mail enviado para o endereço [email protected]
- Operação sujeita à análise de crédito e garantias adicionais
- Condições válidas até o dia 31/12/2020
A linha de crédito especial é concedida para para a advocacia como Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas, sendo extensiva aos estagiários e Escritórios de Advocacia inscritos na OABRJ.
Os interessados devem seguir os seguintes procedimentos:
1º passo – Obter orçamento informal, com o preço de compra dos equipamentos a serem adquiridos, que conste somente os equipamentos permitidos nesta linha de crédito (Notebook, desktop, smartwatch, scanners, smartphones e impressoras)
2º passo – Solicitar o financiamento, enviando e-mail para o endereço [email protected], tendo como assunto “FINANCIAMENTO DE EQUIPAMENTO”, com as documentações abaixo:
- Orçamento informal contendo valor de aquisição dos equipamentos;
- Cópia da carteira da OAB;
- Cópia de um comprovante de residência (com prazo inferior a 90 dias da emissão da conta);
- Cópia de um comprovante de renda – Recibo e Declaração do IRPF 2018/2019 ou 2019/2020. Na ausência poderá apresentar uma auto declaração (solicitar modelo ao Sicoob Unisudeste).
Atenção: além dos pontos indicados acima, o Sicoob Unisudeste também analisará se o solicitante é cooperativado, tem conta corrente ativa e eventuais exigências de garantia real para a concessão do crédito e informará, por e-mail, se aprovado o crédito ou quais exigências para aprovação.
- Observação: Para solicitação de Pessoa Jurídica, entre em contato com o Sicoob Unisudeste e solicite a documentação necessária para a linha de crédito especial.
3º passo – Cumprir as exigências feitas pelo Sicoob Unisudesde e enviar, por e-mail, a documentação correspondente. É importante que aguarde manifestação, por e-mail, do Sicoob Unisudeste quanto a PRÉ-ANÁLISE do CRÉDITO.
- Observação¹ – se o interessado não for filiado ao Sicoob Unisudeste, deverá abrir a conta e se associar à cooperativa Sicoob Unisudeste, conforme estatuto, cujo o cooperado deverá no ato da abertura da conta, integralizar R$ 50,00 no capital social (mensalmente integralizar R$ 25,00 no seu capital do Sicoob Unisudeste e pagar a tarifa de manutenção da conta corrente).
- Observação² – o valor do capital integralizado (R$ 50,00 + R$ 25,00 mensais) é depositado numa conta capital em nome do cooperado, que terá remuneração anual e poderá resgatar o valor ao solicitar saída da cooperativa.
- Observação³ – O valor para integralização da PJ deve ser consultado por e-mail.
4º passo – Recebendo a informação de que o crédito foi APROVADO, efetue a compra dos equipamentos e envie a Nota Fiscal para o Sicoob Unisudeste.
Atenção – A Nota Fiscal, obrigatoriamente, deve:
- estar em nome do cooperativado solicitante do financiamento,
- estar dentro do valor aprovado para o financiamento e
- ter data de emissão posterior a 01/05/2020.
Estando tudo correto, o Sicoob Unisudeste emitirá o contrato de financiamento e o enviará, por e-mail, para o solicitante.
5º passo – O cooperado deve assinar o contrato de financiamento presencialmente na agência, ou poderá ser encaminhado pelo correio desde que seja com FIRMA RECONHECIDA.
6º passo – O Sicoob Unisudeste creditará o valor do financiamento na conta corrente do solicitante.