Presidente da Caarj participa do XII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito da Universidade Estácio de Sá
Neste sábado, dia 11, foram comemorados os 51 anos do Curso de Direito da Estácio de Sá, a maior universidade privada do país, e grande parceira da Caarj. O XII Encontro Nacional dos Estudantes de Direito, foi uma parceria da Federação Nacional dos Estudantes de Direito da Estácio, do Governo do Estado e da OAB/RJ, em homenagem ao aniversário da instituição. O evento aconteceu no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, e foi um marco na retomada dos eventos jurídicos da instituição que sempre se destacou como uma das mais atuantes junto à Caixa.
O presidente da Caixa, Ricardo Menezes, e a coordenadora do Caarj 4.0 nas Faculdades, e conselheira da OAB, Andréa Cabo estiveram presentes, a convite dos colegas Victor Travancas e Alex Castelar. Ricardo Menezes falou sobre o trabalho a Caarj durante e pós a pandemia de Covid-19:
“Acho muito importante falarmos sobre o que a Caarj fez e vem fazendo durante a pandemia de Covid-19. E, não posso deixar de agradecer ao presidente da OABRJ, Luciano Bandeira, que tem sido um grande parceiro da advocacia e da Caixa. Sem ele a gente não teria avançado tanto. E avançamos num momento que todos precisavam do braço assistencial da OAB. Foram mais de dez mil cestas básicas entregues. Eu faço questão de ressaltar isso porque vivemos momentos muito difíceis e nós atendemos a advocacia de todas as formas possíveis. Só em liberação de linhas de crédito foram mais de dois milhões e meio de reais.”
O presidente da Caixa também destacou o papel fundamental da professora Andréa Cabo à frente do projeto Caarj 4.0: “Entre os projetos mais importantes que temos, é primordial evidenciar o excelente trabalho que fazemos juntos aos estudantes. Ao meu lado, a brilhante colega e coordenadora do Caarj 4.0 e do Caarj Digital, Andréa Cabo, que desenvolve esse programa, que entre outros objetivos, visa aproximar os jovens da nossa Caarj e da OAB. E que só com a Estácio já realizou mais de nove encontros, com todas as 92 faculdades de Direito do Rio, alcançando cerca de seis mil alunos”.
Já Andréa Cabo explicou que ao idealizar o Caarj 4.0 queria que os alunos conhecessem melhor o que é a OAB e principalmente a Caarj: “Fui até o Dr. Ricardo e disse o que ele achava de acolhermos, prepararmos, e nos aproximarmos dos estudante de direito? E esse projeto foi muito bem aceito pelo presidente. Nós estávamos começando os trabalhos quando veio a pandemia. E aí precisamos passar tudo para o virtual. Não foi fácil. Mas, quero ressaltar, que foi com muita alegria que a primeira faculdade que a gente recebeu, em fevereiro de 2021, foi a Estácio de Angra dos Reis. De lá para cá nós tivemos contato com todos os campus da Estácio virtualmente.”
A Caarj fechou o evento presenteando os estudantes com a exibição de um QR Code que ao ser acionado pelos jovens permitia a filiação dos mesmos à Caixa e aos inúmeros benefícios proporcionados pela instituição.
Fotos: Carolina Diadorim