Caarj participa do evento da Ibrapej em comemoração ao Mês da Mulher
Em comemoração ao Mês da Mulher, a Caarj participou do evento idealizado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Educação Jurídica – Ibrapej, na última segunda-feira (14). Foram promovidos painéis com temáticas relevantes em apoio a todas as mulheres advogadas, que ainda enfrentam desafios para conquistar seus espaços e buscam pelo equilíbrio entre os gêneros.
A celebração contou com a presença ilustre da advogada Margarida Pressburger, a qual preside a Comissão de Direitos Humanos do Ibrapej e membro do Subcomitê da Prevenção à Tortura na Organização das Nações Unidas – ONU. Margarida enfatizou que após tantas conquistas, como a paridade na OAB, ainda precisamos focar na presença da mulher na advocacia e temos um longo caminho a percorrer.
“Estamos integradas à sociedade, pois somos sessenta e quatro por cento do quadro total, somos mais advogadas do que advogados”, afirma Pressburger. “A luta é muito grande, mas iremos vencer”, finaliza.
Representando a Caarj, Fernanda Mata, coordenadora dos Grupos de Trabalho de Assistência à Mulher Advogada, participou do painel de Políticas Públicas para as Mulheres, e destacou sobre a importância de realizar projetos voltados à assistência da mulher advogada, valorizando de forma mais ampla, e principalmente, as mulheres advogadas vítimas de violência.
“Nós temos atendimento psicossocial especializado na violência contra à mulher advogada, na Caarj oferecemos o auxílio emergencial e queremos trabalhar por mais”, destaca Fernanda. “Nós queremos cuidar do bem-estar da mulher advogada, firmando parcerias em incentivo à prática de atividade física, focando na saúde a longo prazo”, disse.
O evento também contou com a presença de representantes da OABRJ, do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB, e da Associação Nacional da Advocacia Criminal – Anacrim.