skip to Main Content
Proteja Sua Criança – A Importância Da Vacinação Infantil

Proteja sua criança – A importância da vacinação infantil

Atual pauta de muitos debates acalorados e repletos de notícias falsas, a importância da vacinação infantil tem sido contestada por movimentos antivacina. O Ministério da Saúde já demonstrou preocupação com a situação, tendo em vista que metade das 15 vacinas previstas no calendário infantil apresentam níveis abaixo da média desde 2015. Em 2020 não foi diferente. A meta de vacinar pelo menos 90% das crianças do país não foi alcançada, atingindo apenas 70%.

Por conta dessa falha, médicos e profissionais da saúde estão estimulando ações de conscientização que comuniquem a essencialidade dessa proteção e incentivem os pais a não pularem essa etapa. Desde o nascimento do bebê e durante toda a infância, são oferecidas gratuitamente pelo SUS as possibilidades de imunização para mais de 20 doenças graves, que trabalham na produção de anticorpos e ensinam como o organismo deve se defender.

É de responsabilidade dos pais a ida aos postos de vacinação, como representantes de seus filhos e como membros de uma sociedade coletiva, já que as vacinas protegem todos os indivíduos de forma geral, auxiliam no controle das doenças e impedem que doenças já erradicadas voltem a circular. Este foi o triste caso do sarampo; erradicado no Brasil, o vírus voltou a circular em 2019 e causou mortes, dentre elas dois bebês, após a baixa de vacinação infantil.

Portanto, não deixe de seguir todas as recomendações do calendário de vacinação infantil e protejer sua criança. Saiba mais sobre o Programa Nacional de Imunizações aqui.

Fonte e referências: Sociedade Brasileira de Imunizações. Ministério da Saúde. Faculdade de Medicina da UFMG.

×
Back To Top
×Close search
Search