skip to Main Content
Dia Nacional Da Diabetes – 26 De Junho

Dia Nacional da Diabetes – 26 de Junho

Hoje, dia 26 de junho, é o Dia Nacional do Diabetes. A data, instituída pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem a intenção de chamar atenção para essa doença que apresenta níveis crescentes de incidência em nosso país.

A doença possui duas variações:

A Diabetes tipo 1 (DM1) possui fator genético, mas sua característica marcante é o distúrbio que faz com que as células produtoras de insulina sejam destruídas. O próprio sistema imunológico produz anticorpos que as atacam, criando a necessidade de uma injeção diária de insulina para manter o metabolismo e os níveis de açúcar equilibrados.

A Diabetes tipo 2 (DM2) possui um fator genético e hereditário mais forte, portanto é mais comum de ser passado de geração em geração. Nessa variação da doença, as células produtoras de insulina funcionam da forma que deveriam, porém o hormônio não consegue realizar sua tarefa. Também conhecida pela “resistência à insulina”, a DM2 é mais comum em pessoas sedentárias e/ou obesas, com incidência maior na faixa etária acima dos 40 anos.

Ambas os tipos são extremamente danosos ao portador, podendo causar cegueira, insuficiência renal, amputações e problemas cardiovasculares. Portanto, é importante um diagnóstico rápido para o melhor tratamento possível.

A medicina avançou muito na descoberta de novas drogas para uma profilaxia eficaz, mas, ainda, um dos melhores remédios na prevenção e tratamento da doença continua sendo exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável e balanceada.

×
Back To Top
×Close search
Search