Volta às aulas em 2022: desafios para as escolas. E para os pais.
Os avanços da vacinação contra a Covid-19 no Estado trouxeram a flexibilização das medidas de isolamento e possibilitaram o retorno das aulas presenciais, primordialmente de maneira híbrida. No ano de 2022, porém, as escolas pretendem a retomada total das atividades. Entre elas está a Rede Pensi, instituição parceira da Caarj.
Pedro Rocha, diretor de ensino da Rede, fala sobre as pretensões de voltar às atividades 一 seguindo, é claro, todos os protocolos sanitários 一 e ofertar uma diversidade de disciplinas eletivas. Ainda, destaca que ferramentas tecnológicas lapidadas durante os últimos anos, como um canal digital de monitorias, serão mantidas como aliadas ao ensino tradicional. E acrescenta que estudantes que passaram os últimos dois anos letivos em casa não estarão desamparados:
“A verdade é que todo mundo precisa estar preparado para acolher esses alunos. Alunos que talvez estariam num momento de intensa mudança corpórea, fisiológica, psicológica, e que por estarem fora da escola vão talvez estar mais imaturos, menos autônomos, menos responsáveis. E a gente está olhando para isso, sobretudo, o nosso time de psicologia escolar, os nossos professores, nossos coordenadores. Olhando para que haja uma certa gradualidade ao receber esses alunos”.
Mas a Caixa sabe do desafio enfrentado por pais e tutores que buscam uma nova escola para as crianças. Para descomplicar a escolha e ajudar a decidir a melhor opção entre as possibilidades, além de ponderar sobre a identidade de ensino-aprendizagem da instituição, o coordenador pedagógico Arthur Pedro orienta:
“Em qualquer fase da escolarização da criança, os pais precisam estar ligados à escola porque precisam entender quais são os meios, as ferramentas que ela usa para discursar os saberes pretendidos. Então, é importante que estejam atentos a escolas com as quais compartilhem minimamente os mesmos valores, que estejam ligadas a pilares muito democráticos e sociabilizadores, e que isso seja, portanto, também uma noção da família.”
E salienta a necessidade de escolher uma instituição que preze pelo ensino horizontalizado:
“A escola precisa ser democrática e o processo educacional precisa acontecer horizontalmente, não há mais porquê os professores serem soberanos sobre os alunos. A escola aconselhável e desejável valoriza os alunos em um nível máximo, onde são protagonistas e agentes do próprio conhecimento.”
A Caarj reconhece os efeitos e a importância de uma educação de qualidade. Por isso, em nosso Clube de Vantagens, é possível visualizar diversas escolas e creches que oferecem descontos especiais para a classe.
Por: Ingrid de Lima, sob supervisão de Ludmila Fróes