skip to Main Content
Rio De Janeiro Recebe Representantes Da Advocacia De Macau

Rio de Janeiro recebe representantes da advocacia de Macau

Foto: Flávia Freitas

Na última quinta-feira (21), uma delegação com 35 advogadas e advogados de Macau, região autônoma da China, compareceu à sede da OAB/RJ para conhecer as iniciativas relacionadas à mediação e arbitragem.

O encontro foi promovido pelas comissões de Relações Institucionais, Mediação de Conflitos e de Arbitragem, além da Caarj. Marcus Vinicius Cordeiro, presidente da Comissão de Relações Institucionais, deu as boas-vindas ao grupo. “Além de representarmos a advocacia, também cabe a nós sermos os representantes da sociedade civil organizada. A figura do advogado está descrita na nossa Constituição Federal como indispensável à administração da Justiça”, disse.

Assim como o Brasil, Macau tem como uma das línguas oficiais o português – dividindo espaço com o mandarim – pois também foi colonizada por portugueses. O presidente da Associação dos Advogados de Macau, Jorge Neto Valente, deu um breve retrospecto da história de Macau e explicou que a região tem sido vista como uma plataforma de intercâmbio e ligação das entidades comerciais e empresariais da China com os países de língua portuguesa. “Pretendemos fazer ponte com todos os falantes da língua (português), principalmente no quesito de intercâmbio com universidades Chinesas que estimulam o português, além de ampliar os meios profissionais”, frisou Valente.

Ricardo Menezes, presidente da Caarj, apresentou os serviços da Caixa e deixou aberto o apoio para intercâmbios entre as advocacias do Rio de Janeiro e Macau. “A troca de experiência, para nós, é muito valiosa. No ano que vem, por exemplo, apoiaremos um grupo de advogados e advogadas em um curso de extensão na Universidade de Coimbra, em Portugal, e acredito que possamos também, levar futuramente uma delegação a Macau”, avaliou.

×
Back To Top
×Close search
Search