skip to Main Content
Ricardo Menezes Lança Projeto Homem Também Fala Disso

Ricardo Menezes lança projeto Homem Também Fala Disso

O presidente da Caarj, Ricardo Menezes, lança neste mês de dezembro o projeto “Homem Também Fala Disso”, desenvolvido em parceria com os psicólogos Ana Felisberto e José Dario Cordova, e que tem por objetivo refletir sobre pautas relativas à flexibilização da masculinidade, onde os homens são levados pensar sobre temas que culturalmente são tidos como tabus no universo masculino, mas que são de fundamental importância no mundo atual.

Homem Também Fala Disso

“A gente entende que, em razão dos altos índices de feminicídio e outras formas de violência contra mulheres, é necessário dar apoio às vítimas. Em dezembro, mais de 50 países abraçam a campanha “Laço Branco”, que já tem este objetivo de envolver os homens na superação das desigualdades entre gêneros. A Caarj abraça o Laço Branco, mas vai além. Pretendemos construir pontes em vez de muros. Para as sociedades avançarem, homens e mulheres precisam estar irmanados no mesmo propósito”, explica Ricardo Menezes.

A psicóloga Ana Felisberto acrescenta, ao lembrar a importância do homem tratar de temas relacionados à violência, mas também à família, sexualidade, paternidade, entre outros.

“Há uma gama de questões que são tabus. Do “homem não chora” ao “menino veste azul e menina veste rosa”, passando por questões de saúde como exame de próstata ou mesmo estéticas, como se fosse proibido o homem se cuidar. Coisas que não cabem mais no mundo atual”, diz a psicóloga.

Jose Dario Cordova completa lembrando, por exemplo, que os casos de suicídio entre os homens são maiores que entre as mulheres, o que muito tem a ver com a chamada masculinidade tóxica.

“A Caarj, como representante da sociedade civil, é uma aliada fundamental para que a gente consiga, com o apoio da advocacia e sua capacidade de formar opinião, desconstruir este modelo de reproduz uma superioridade do homem que, por fim, acaba prejudicando e ele próprio e a todos a sua volta”, concluiu.

×
Back To Top
×Close search
Search